blog de entrevistas com bandas de metal.nosso principal objetivo é apoiar a cena underground nacional e apoiar bandas de alguma forma a divulgar sua música.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
LIRIUM - Evoluindo com a cena nortista
Evolução define certamente o som da banda paraense LIRIUM.evolução pelo fato de belém finalmente ter ganhado novas bandas com outras propostas.que seguem uma linha bem mais trampada com qualidade coisa que não acontecia durante algum tempinho!O lirium se encaixa perfeitamente nesse contexto.PROG METAL carregado de melodias envolventes...
isso acontece porque o LIRIUM é a reunião de talentosos músicos e com uma vocalista excelente.
a banda que tem no line up:CAROLINE DOS ANJOS (vocal),BRUNO VILLAR (bass),MAURO HENRIQUE (drums),TIO LU (keyboards) e RAPHAEL VALE (guitar).
e foi com o RAPHAEL que batemos um papo sobre a banda entre outras coisas da cena metal paraense!
edu
see ya!
1.Raphael é com muito prazer que o ouvir-o-peso abre espaço para o lIRIUM!,gostaria de saber como surgiu a ideia de montar a banda? e de quebra diz ai pra gente de quem foi a ideia do nome..
raphael:
Bem, foi a um ao atrás. na época eu e o Mauro ( batera), estavamos escrevendo uma estoria. Sempre que estavamos escrevendo eu ficava imaginado como seria a trilha sonora de algumas passagens. Até que me surgiu a idéia: "Por que não fazemos uma banda para contar a estoria?" seria muito legal poder passar as ideias e atmosferas para o publico de forma musical. o fato de eu e o mauro gortarmos muito
de rock progressivo ajudou bastante. bandas como yes e pink floyd costumavam contar estorias inteiras em suas musicas. entao falei com Bruno ( amigo de infancia e companheiro de banda no finado Ignia) para o baixo. Assim começamos a formar a banda...
talvez o fato da protagosnista da estoria ser mulher junto a vontade de fazer um som diferente dos vocais melodicos masculinos ajudou foi decisivo para optarmos por uma vocalista. Em um lance de sorte conhecemos Elise Verissimo, cantora lirica e vocalista da banda Vharden na época e o Tecladista "Tio Lu", que eram companheiros de banda e curtiram a ideia, logo se juntaram a banda. Com relação ao
nome, a ideia principal era explorar a presença feminina na banda, algo de aparencia delicada, bela porém enérgico e imponente. então meu pai sugeriu o nome de uma flor. Realmente o Lírio parecia se encaixar nisso. Iniciamente " The Lirium", trocadilho com delirium, e depois apenas Lirium, poucas letras falavam mais.
o mundo que criamos agora se chamava Lirium também.
2.O LIRIUM segue uma linha prog metal.talves seja a única do estilo aqui em belém.
é muito legal ver que belém tá amadurecendo com relação ao estilos de banda.por exemplo:sabemos que em belém o estilo que sempre teve bandas foram os de death/thrash e black metal.eram pouquissimas as bandas que seguiam uma linha heavy metal.como voce vê essa evolução?voce acha que já era mais de que no tempo de termos somente MITRA E LORD BYRON seguindo essa linha mais heavy?
Raphael:
hehe, sim! Talvez pelo fato de não haver um apoio as bandas de progressivo, muitas perdiam a força no meio do caminho. muitos considerarm o "Prog" inacessivel devido a complexidade dos arranjos e tecnica usada nas composições. Acho que o grande lance é fazer um som trabalhado porém acessicvel, algo que as pessoas, independente de que estilo de metal ou Rock curtam, possam curtir, sem rotulações.
tendo a musicalidade em si como foco, isso torna-se possivel.
3.Lembro do IGNIA,banda que levava covers do helloween.particulamente apesar de ser fã de helloween eu não achava legal uma banda se prender apenas a isso.bem mas como voce me disse anteriormente voce já passou por algumas bandas.a mais recente LORD BYRON,banda que tenho uma grande admiração.bem,voce acha que finalmente voce encontro as pessoas certas para fazer a coisa certa uma banda com uma proposta mais real?
Raphael:
Certamente. Devido as diferente formações musicais de cada musico da banda, o pessoal ja entrou meio que ja sabendo a doideira que ia ser (rsrs). Sempre valorizei muito a liberdade de composição e busca por novas sonoridades e me considero sortudo por encontrar pessoas tão malucas quanto eu para fazer dessa idéia realidade.
"piradas" seria mais apropriado, rsrs
4.a respeito de material.a banda possue algum registro.eu tive a oportunidade de ouvir a banda em uma música chamada CITY OF ETERNAL LIGHTS.se alguem tive interesse de conseguir algum material do lirium o que deve fazer?
Raphael:
basta entrar na nossa pagina do belrock, lá tem o link das musicas para baixar pelo rapid share:
http://rapidshare.com/files/217030900/LIRIUM_-_The_Flying_Ship__2009_.rar
o belrock teoricamente permite baixar sons apenas clicando na musica no botão de download, mas as vezes esse serviço nao está disponivel.
nosso endereçono bel rock é: http://www.belrock.com.br/perfil/784/1/1
5.a vocalista CAROLINE DOS ANJOS entrou apartir de quando na banda?quem canta a música CITY OF ETERNAL LIGHTS?
Raphael:
A City os Eternal lights ( C.O.E.L pra banda por que convenhamos o nome é grande) foi gravada pela vocalista Elise Veríssimo, que não está mais entre nós (digo na banda, hehe). Carol dos Anjos entrou na formação da banda no fim de maio, semanas depois de nossa utima apresentação, no Amnesia pub.
6.Foi dificil pra voces encontrarem uma nova vocalista que se encaixasse no estilo da banda?
Raphael:
Na verdade foi e não foi. Devido as linhas de vocais serem naturalmente agudas e já estarmos acostumados com a idéia das musicas sendo cantadas por uma mulher, procurar uma outra vocalista foi nossa meta primária, com seu próprio estilo musical e que viesse a combinar com a proposta do grupo e sabiamos que isso era uma tarefa realmente dificil. Nesse ponto o fato de trabalharmos com progressivo ajudou muito, pois nos abriu um leque de possibilidades com relação a escolha da nova voz. Chegamos a conclusão que essa não teria obrigatoriamente de seguir o mesmo estilo da voz anterior, as musicas de certa forma permitiam isso e combinavam com o novo timbre.
7.sobre a produção dessa música CITY OF ETERNAL LIGHTS.como funcionou a produção onde e quem produziu?
Raphael:
Gravamos a City of Eternal lights e A Flying ship no estudio "Marte" de meu grande amigo e ex companheiro de banda Erick (Erick hansen para a banda, hehe). Levamos um tempinho para produzi-la devido a contra tempos como o vestibular, mas no final deu tudo certo. No processo de gravação primeiramente gravamos a batera com metronomo, depois o baixo, as guitarras, teclado, voz, e backings, e por ultmos violões e percussões, como no caso dos batuques da Flying ship...
8.o que vem de novo por ai com relação ao LIRIUM,quais as novidades?
Raphael:
Estaremos lançando após o ensaio do dia 20 de Junho um video da música "Hybrid one", antecipando a gravação em estudio dessa e da música "The eye" que deverão estar prontas até final de julho, além de mais duas musicas novas que deverão estar compondo o repertório da banda nos proximos shows. Estamos também atualizando semanalmente o Blog universolirium.blog.com, onde a galera pode viajar no universo da banda e ficar sabendo mais sobre letras, idéias e outras maluquices
9.sobre esse ensaio aberto que vai ocorrer,gostaria que voce fizesse o convite para a galera dá uma passada por lá para conhecer um pouco mais a banda...
Raphael:
Com certeza!!! Todos estão convidados! Quem já sacou o som da banda e curtiu, quem ainda não sacou o som e está afim de conhecer e até quem odiou o som pode dar um pulo por lá, vai que muda de idéia, hehe! O ensaio aberto vai ocorrer na Ná figueredo, dia 20 de junho (sabado) a partir das 16 horas. Entrada franca! Apareçam lá, Let's Rock!
10.sabemos que as letras das músicas do LIRIUM seguem uma tématica.resumidamente.diga do que se trata essa tematica...
Raphael:
As letras da banda representam, ainda que não neste mundo, metáforas da realidade humana, coisas boas, ruins, questionamentos sobre princípios e valores. Nossa contemporaneidade mostrada por uma perspectiva diferente.Gostamos de escrever de modo subjetivo, logo situações cotidianas, ideías e fatos reais tomam formas inusitadas e compoem estórias, personagens e lugares no mundo alternativo que acabamos criando. Nesse processo criativo, simbolismos como objetos e personagens que representam pessoas reais ou pernonificações de sentimentos e ideías em coisas concretas são bastante comúns. Esse mundo, de navios voadores e cidades de luzes eternas, está em constante construção, e cada nova musica é um pedaço a mais dessa realidade
11.muito Obrigado por ter aceitado o convite para entrevista raphael.e qualquer novidades estamos aqui!aproveita e manda sua mensagem para os leitores do OUVIR-O-PESO
Raphael:
Ae Galera! Espero que tenham gostado da entrevista e continuem acompanhando o Ouvir-o-peso! Para o pessoal a fim de sacar o trabalho do Lirium, entrem no www.belrock.com.br/lirium, ou na nossa comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=8523351. Agradecimentos ao Eduardo por ter nos convidado para entrevista e a todos vocês leitores!!! Veleu!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito boa entrevista, banda com proposta bastante ousada. Espero mesmo que dê tudo certo pra ela porque belém tá precisando mesmo de coisas novas que soem diferente.
Amiable post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.
Postar um comentário